quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Hugo Chávez Apronta Novamente


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aprontou mais uma polêmica: recorreu a um abaixo-assinado para aprovar uma emenda constitucional para permitir a reeleição contínua.
Hugo Chávez já está no poder há dez anos e, segundo ele, deverá ficar mais uma década “para aprofundar a sua revolução socialista”
Não é possível que, em pleno século XXI, um político pense em promover uma revolução socialista. A História tem mostrado que esse sistema político não funciona na prática. É apenas uma ideologia utópica. Ele restringe a liberdade e a produção. Como não há concorrência, não há investimento em tecnologia e aprimoramento dos produtos.
Vivemos na Era da Globalização. Os países tendem a se abrir para poder conquistar o mercado internacional. Nessa busca por consumidores, apenas aqueles mais competitivos e eficientes conquistam seu espaço.
A China, apesar de ser uma mistura de socialismo e capitalismo, só conseguiu se tornar o pais que mais cresce no mundo depois que resolveu abrir o seu mercado para o restante do mundo. Quando um país promove a abertura econômica, ele passa a receber grandes investimentos de outros países, o que faz com que a economia cresça.
O Brasil, antes de abrir o seu mercado, enfrentava uma inflação exorbitante. Com a abertura econômica e a adoção do Plano real, o país passou a estimular a concorrência, o que fez os preços baixarem, a economia passou a crescer de forma sólida.
Portanto é uma insensatez da parte de Hugo Chávez querer instaurar um governo socialista, mesmo tendo conhecimento dos exemplos. É um retrocesso que custa caro a uma nação. Somente um investimento maciço em educação pode levar um país a alcançar bons índices de qualidade de vida da população.

Nenhum comentário: